8 Tipos de Sal que Você Precisa Conhecer

6tiposdesal16tiposdesal2

Esse ingrediente já muito conhecido e utilizado nos 4 cantos do planeta ganhou novas cores, aromas, texturas, sabores e benefícios. Graças à globalização, novos tipos de sal de países diferentes e longínquos conquistam a cada dia os paladares dos adoradores da boa gastronomia.

O Cozinha Vegana elegeu os seus 8 tipos favoritos de sal que você precisa conhecer:

FLEUR DE SEL – Produzido de forma totalmente manual, fleur de sel é um sal nobre. de sabor limpo e leve, bem oceânico. Possui cálcio e magnésio e seus flocos são grandes e sua textura crocante. Possui alto teor de humidade e é completamente natural, ou seja, direto da mãe-natureza para nossos pratos. Esse sal não é utilizado para cozinhar, mas normalmente como sal de mesa. Ideal para temperar alimentos húmidos, como legumes ao vapor ou saladas.Também funciona muito bem em sobremesas com chocolate ou caramelos.

SAL VERMELHO DO HIMALAIA – Rico em ferro, minerais e com sabor levemente adocicado (que remete ao de avelãs tostadas), esse sal é obtido através da mistura de sal marinho com um composto de argila vulcânica vermelha, que se unem aos cristais do sal durante o seu processo de evaporação. Muito indicado para a elaboração de molhos, legumes e marinadas.

SAL PRETO DO HAVAÍ – Normalmente produzido no Havaí, esse sal, que possui uma cor preta intensa, é elaborado a partir da mistura de sal marinho com carvão. De sabor intenso, normalmente é utilizado  como sal de finalização, também fica maravilhoso se adicionado a legumes grelhados ou pratos veganos que remetem ao sabor do ovo.

SAL TRUFADO – Com um aroma hipnótico, é elaborado a partir da incorporação de lascas de trufas em sal marinho. As trufas garantem a esse sal um sabor rico, almiscarado, terroso e bastante doce, porém com notas salgadas complexas. Realmente muito especial e único. Excelente para ser utilizado na preparação de risotos, molhos cremosos, sushis e até mesmo em batatas fritas e pipocas. Um deleite para os apreciadores dessa iguaria.

SAL ROSA DO HIMALAIA – Rico em minerais e com fama de fortalecer o sistema imunológico e desintoxicar o organismo, é considerado por muitos como o sal mais puro de todos. Com elementos nutritivos e mais facilmente absorvido pelo corpo humano, tornou-se uma alternativa saudável ao sal comum, sendo um dos sais mais procurados em todo o mundo.

SAL VERDE DO HAVAÍ – Uma mistura entre sal marinho branco do Havaí e extrato de folha de bambu orgânico chinês, que o torna abundande em aminoácidos, antioxidantes e vitaminas. Um sal leve, ideal para a utilização no preparo de pratos asiáticos, como sopas e legumes salteados.

SAL DEFUMADO – Perfeito, como tudo o que é defumado. Esse sal passa por um processo de defumação com madeiras, por aproximadamete 1 semana. Possui sabor e aroma intensos, sendo ideal para finalizar pratos onde se deseja obter essa característica toda especial do defumado. Uma dica bem legal é adicionar esse sal na finalização de sopas ou até mesmo em pipocas, fica uma delícia!

SAL AZUL DA PÉRSIA – Um sal grosso que possui pequenos cristais azuis cravejados em seu interior. Esse sal é extraído de minas que contém sal marinho, cristalizado e sem poluentes, que foram formados há mais de 260 milhões de anos. Seu gosto é suave, e por isso não sobrecarrega outros sabores. Sua textura mais grossa, torna-o agradavelmente evidente a cada mordida. Extremamente sofisticado, é excelente para ser utilizado na finalização de pratos ou em sobremesas ousadas.

Deixe uma resposta