Macarrão de Trigo Assado a Lenha com Aspargos & Morangos

macarraoaspargosmorangos

Quinoa, aspargos, macarrão de trigo assado a lenha (pra lá de especial e saboroso) e morangos. Esse prato diferente e sofisticado possui todos os nutrientes que o seu corpo merece!

A Quinoa é um dos mais valiosos alimentos para os veganos. Considerada um “alimento perfeito” pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), esse precioso alimento contém alto teor de proteínas e minerais, como cálcio e ferro, que são suficientes para satisfazer às recomendações de nutrição.

Aspargos são altamente nutritivos e possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de pouco calóricos. São ricos em fibras, vitaminas (B, C e K), ácido fólico, fósforo e betacaroteno. Já os morangos, contém vitaminas (A, B5, B6, C, E), minerais (Cálcio, Ferro, Potássio, Selênio e Magnésio) e são ricos em flavonoides.

macarraoaspargosmorangos

A estrela desse prato, o macarrão elaborado com trigo assado a lenha, trata-se de uma antiga tradição que surgiu no sul da Itália, onde antigamente os proprietários de plantações de trigo permitiam que após a colheita e queima dos campos, os agricultores locais recolhessem os grãos que sobravam nos campos. Hoje em dia esse macarrão é elaborado a partir de trigo duro assado em forno a lenha. resultando em uma massa com sabor incomparável.

À primeira vista os morangos podem soar um tanto incomuns nessa combinação, mas acredite: eles dão um toque todo especial a essa receita. Ofereça novas perspectivas ao seu paladar e descubra sabores intrigantes e deliciosos nesse prato!

 INGREDIENTES:

– 180g de macarrão de trigo assado cozido (em água com sal)
– 1 xíc. de Quinoa branca cozida (apenas em água, sem sal)
– 300g de Aspargos cortados e cozidos no vapor
– Suco de 1 limão Siciliano
– Azeite de Oliva
– Sal preto (a gosto)
– 200g de morangos frescos

MODO DE PREPARO:

1. Em um refratário, adicione o macarrão, a Quinoa e os Aspargos já cozidos.
2. Regue os ingredientes generosamente com azeite de Oliva e adicione o suco do limão Siciliano.
3. Tempere com sal preto a gosto e misture bem todos os ingredientes.
4. Corte os morangos ao meio e adicione-os aos outros ingredientes para finalizar.
5. Sirva frio ou em temperatura ambiente.

DICA: Você também pode usar outro tipo de macarrão para o preparo desse prato. Recomendo as massas do tipo Pappardelle ou Talharim. No caso de substituição da massa originalmente usada nessa receita por outra de tipo comum, refogue-a em alho e óleo após o cozimento para torná-la mais saborosa. Depois basta seguir normalmente as instruções  de preparo desse prato delicioso.

Bom apetite!

Deixe uma resposta