Veganismo

O veganismo começou oficialmente no ano de 1944, quando ocorreu a fundação da sociedade vegana (The Vegan Society) na Inglaterra. Isso ocorreu numa reunião com seis pessoas para tratar sobre alimentação e estilo de vida para vegetarianos estritos. Esse grupo liderado por Donald Watson sentiu a necessidade de um novo termo para identificar o novo movimento. Usando o início e o fim da palavra vegetariano, foi criada então a palavra vegano, ou vegan em inglês.

A definição atual da sociedade vegana sobre veganismo é a seguinte:

Veganismo é uma filosofia e modo de vida que busca excluir — na medida do  possível e praticável — todas as formas de exploração e crueldade em relação aos animais para alimentação, vestimenta ou qualquer outro propósito; e por extensão, promover o desenvolvimento e uso de alternativas livres de recursos animais para o benefício dos seres humanos, dos animais e do meio ambiente. No tocante à dieta denota a prática de dispensar todos os produtos derivados total ou parcialmente de animais.

— Tradução livre do texto em inglês no site vegansociety.com

E na prática, o que isso significa? Com relação à alimentação, que é o tema principal do nosso site, o estilo de vida vegano implica em excluir produtos que tenham algo de origem animal, como, por exemplo, alimentos que tenham: leite, ovos, queijo ou carne animal.